AGRADECIMENTOS

A ideia de criar este site surgiu com a intenção de compartilhar com o público conteúdo de um conjunto de estudos na fronteira da teoria quântica e astrofísica que se mostrou um tanto instigante visto que em princípio as abordagens utilizadas não teriam como correlacionar estes dois domínios da ciência. Estas investigações também se mostraram estranhas à minha área de formação no curso de Doutorado e de atuação nas linhas de pesquisa do Instituto de Química da UnB que é Química Teórica voltada para a aplicação dos métodos da mecânica quântica no estudo de sistemas químicos e bioquímicos. O desenvolvimento destas pesquisas ao longo da década de 90 do século passado e na primeira década deste século e torná-las públicas foi muito desafiador e exigiu de minha parte coragem e dedicação para mostrar que os resultados fossem convincentes e provocassem curiosidade nos leitores em matérias publicadas e no público ouvinte em palestras realizadas. Assim como estes estudos despertaram interesse de pesquisadores nos diversos domínios da academia relacionados ao tema, também levou este autor a receber manifestações duras de ceticismo sobretudo em tentativas de publicações nas revistas de caráter reconhecidamente ortodoxo. No entanto, o objetivo deste autor neste texto é manifestar todos meus sinceros agradecimentos ao valioso apoio de muitos colegas dentro e fora do  Brasil que acreditaram que os resultados destes estudos mostraram ser consistentes e poderiam ser promissores para incentivar futuras investigações tanto no campo da mecânica quântica quanto nos campos da astrofísica e  da cosmologia. 

Uma primeira versão de um manuscrito redigido na língua portuguesa ao longo do ano de 1993 foi levada ao conhecimento de alguns colegas também amigos queridos e as manifestações de suporte aos estudos foram bastante animadoras, sendo eles  Professores Carlos V. Speller (IF/UFSC), Paulo M. Bisch (IBCCF/UFRJ), Maristela Rocha (CIC/UnB), Mário e Myriam Giambiagi (CBPF-RJ) e Dra. Darly Henriques da Silva (Analista de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq/MCT). Estes suportes foram primordiais para motivar este autor a preparar uma primeira versão de um artigo em língua inglesa objetivando submetê-lo para publicação na revista Ciência e Cultura da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (Journal of the Brazilian Association for the Advancement of Science), aceito para publicação em junho de 1995. Este artigo e documentações relacionadas estão apresentadas neste site na seção Histórico da Pesquisa.

Todos meus agradecimentos aos colegas pelos convites para ministrar palestras em suas instituições de trabalho e aos públicos presentes cujas manifestações de carinho e apoio foram fundamentais para consolidar minha convicção que as ideias e abordagens utilizadas e resultados apresentados eram pertinentes e encorajadores para o prosseguimento destas investigações. É com muito reconhecimento e gratidão que cito os nomes destes colegas que na década de 90 eram professores nas instituições em seguida mencionadas: Luiz Carlos Gomide (IQ/Unicamp), Kleber Mundim (IF/UFBa), Heloiza  Schor ( ICEx/UFMG), Marcelo  Moret (UEFS – Bahia)), Nestor Correa (UESC – Bahia), Henrique Lins de Barros (MAST/CNPq-RJ). 

Convites para seminários internos no âmbito da Universidade de Brasília também foram feitos em diversas unidades acadêmicas da Instituição, onde no Instituto de Química(IQ/UnB) unidade que ocupei meu cargo de professor ao longo da maior parte de meus anos na academia, manifesto toda minha gratidão à Profa. Elaine Maia que durante anos foi coordenadora do Programa PET da graduação com muita dedicação e por diversas ocasiões convidou-me para ministrar calorosas e frutíferas palestras. Igualmente grato ao Prof. João Batista Lopes Martins pelo convite para proferir palestra no Primeiro Simpósio de Estrutura Eletrônica e Dinâmica Molecular do Distrito Federal em 2006 (I SEEDMOL – DF)) e ao Decanato de Pesquisa e Pós-graduação da UnB para participar como palestrante no evento Café com Ciências na temática Ciência Espacial: Veículos e Dinâmicas Orbitais no ano de 2005.

Todos meus reconhecimentos também ao Prof. Samuel Simon (Departamento de Filosofia/UnB), Fernando Oliveira (Centro Internacional de Física da Matéria Condensada – CIFMC/UnB), ao Prof. Ademir Santana coordenador do grupo de Física-Matemática do Instituto de Física da UnB pelos convites para proferir seminários resultando em debates altamente produtivos.

Em setembro de 1998 pela ocasião de uma palestra no Instituto de Física da Universidade da Bahia a convite do Prof. Kleber Mundim, este autor foi apresentado ao Prof. Saulo Carneiro da área de Cosmologia daquela Instituição que já havia sido notificado destas investigações pelo Prof. Marcelo Moret da Universidade Estadual de Feira de Santana através de uma cópia do artigo publicado na Revista Ciência e Cultura. Prof. Saulo Carneiro gentilmente prontificou-se a enviar uma cópia do artigo ao Prof. Halton Arp do Instituto Max-Planck de Astrofísica de Munique- Alemanha. Em fevereiro de !997 Prof. Arp enviou a este autor uma carta calorosa de incentivo à estas investigações onde uma cópia é mostrada neste site. 

O apoio vigoroso do Prof. Arp levou este autor a estender o estudo da obtenção das distâncias médias planetárias ao centro do Sol, lançando mão de um modelo atômico análogo ao modelo semi – clássico de Niels Bohr para o átomo de hidrogênio resultados estes publicados na revista Ciência e Cultura, para uma investigação mais avançada. O objetivo, de modo similar ao utilizado para a resolução da equação de Schrödinger tridimensional para o átomo de hidrogênio, seria determinar as funções de onda resultantes da resolução da equação de Schrödinger para um sistema atômico bidimensional. Ou seja, um sistema representativo do sistema solar onde os planetas realizam suas órbitas em uma região do espaço aproximadamente planar. As funções de onda seriam neste sentido empregadas como pilares fundamentais para atingir um espectro mais amplo de resultados teóricos eficazes para uma descrição completa das distâncias médias tanto dos planetas rochosos e gasosos ao centro do Sol como também do Cinturão Principal e do cinturão Hungria de asteroides. Para a resolução matemática da equação diferencial associada à uma equação de ondas de Schrödinger para um sistema atômico planar a contribuição da Profa. Liliane de Almeida Maia do quadro de professores do Departamento de Matemática da UnB foi extremamente valiosa e torna-se tarefa difícil encontrar palavras para manifestar os meus mais sinceros agradecimentos. Toda gratidão igualmente ao seu aluno de Iniciação Científica Ricardo Fragelli, naquela época cursando Engenharia Mecânica, em precioso auxílio na utilização do programa Maple para resolução de problemas matemáticos bem como na organização impecável dos resultados obtidos.

Tendo em mãos este conjunto de resultados e com a valiosa participação do Prof. Saulo Carneiro na interpretação dos resultados na ótica rigorosa dos fundamentos da Cosmologia um primeiro artigo foi aceito para publicação em 2004 na revista de ampla divulgação internacional Chaos, Solitons & Fractals com a seguinte referência bibliográfica:

OLIVEIRA NETO, Marçal de; CARNEIRO, Saulo; MAIA, Liliane de Almeida. An alternative theoretical approach to describe planetary systems through a Schrodinger-type diffusion equation. Chaos, Solitons and Fractals.  v.21, 2004. p. 21–28.

Neste artigo vale a pena ressaltar o resultado teórico obtido prevendo distâncias de corpos celestes à 0,05 UA (Unidades Astronômicas) ao centro de uma estrela. Na época que estes estudos teóricos estavam sendo realizados, exoplanetas foram localizados em sistemas extra-solares onde a maioria deles foi encontrada justamente à estas distâncias dos centros das estrelas investigadas, fato que proporcionou imensa satisfação a estes autores conferindo segurança e determinação no propósito de submeter o artigo para publicação. 

Pela ocasião da palestra ministrada na UFBa em setembro de 1998 o Prof. Marcelo Moret convidou-me para um seminário no Departamento de Física da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS – Bahia) onde fui apresentado ao Prof. Antônio Delson Conceição de Jesus doutor em Engenharia e Tecnologias Espaciais.  O Prof. Antônio Delson prontamente colocou-me em contato com o Prof. Antônio F. Bertachini de A. Prado doutor em Ciências Espaciais e pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) em São José dos Campos – São Paulo. Naquele ano o Prof. Bertachini estava coordenando a organização do IX Colóquio Brasileiro de Dinâmica Orbital em Águas de Lindóia – São Paulo e gentilmente sugeriu-me preparar um resumo com objetivo de submetê-lo ao Comitê Organizador para efeito de minha participação neste colóquio. Foi com imenso prazer que recebi a notícia do aceite do resumo permitindo minha presença naquele importante evento. O trabalho apresentado foi publicado no livro Advances in Space Dynamics mencionado neste site na seção de publicações. Participei novamente deste encontro com apresentação de trabalho no XI Colóquio Brasileiro de Dinâmica Orbital realizado em Viçosa- MG  no ano de 2002. 

Manifesto igualmente meus mais profundos agradecimentos ao Prof. B. G. Sidhart do International Institute for Applicable Mathematics & Information Sciences – Hyderabad (Índia) e ao Prof. M. S. El Naschie do Department of Astrophysics – Cairo University – Egito, pelo apoio sempre constante e todo estímulo para levar adiante o prosseguimento destes estudos. 

Todos suportes mencionados acima foram primordiais no sentido de permitir a divulgação destes estudos em palestras ministradas, artigos publicados e participação em congressos realizados no Brasil como também no exterior. Foi com muita satisfação que tive trabalhos aceitos para apresentar e participar dos seguintes  eventos internacionais: Conference on Fundamental Interactions In Centro-Oeste Brazil, realizada em Pirenópolis – Goiás do 20 a 26 de agosto de 2000; First Advanced School of Astrophysics on “Extrasolar Planets  and Brown Dwarfs” em Santiago – Chile do 15 a 19 de dezembro de 2003; Sixth International Symposium on Frontiers of Fundamental and Computational Physics em Udine – Itália do 26 a 28 de setembro de 2004.

Um convite honroso foi feito pelo Prof. Rudy Shild do Center for Astrophysics , Harvard- Smithsonian – USA para preparar um artigo a ser submetido para publicação na revista eletrônica Journal of Cosmology, naquela época o Prof. Rudy sendo um dos editores da revista . O artigo foi redigido mostrando  todo o conjunto de resultados obtidos para o cálculo das distâncias médias planetárias em conformidade com o  encadeamento histórico da aplicação das metodologias da mecânica quântica iniciando pela descrição teórica das configurações eletrônicas para  sistemas atômicos e também utilizados para órbitas planetárias no contexto destas investigações; em seguida os aspectos teóricos envolvendo a formação de sistemas moleculares simples e aplicados para a descrição de sistemas binários de  estrelas. Para finalizar foi delineada a abordagem pela mecânica quântica para descrever a formação das ligações químicas e neste panorama obter uma interpretação teórica para a geometria de formação de discos protoplanetários observados em torno de sistemas binários de estrelas em função de suas distâncias de separação. Este artigo tem como referência:

OLIVEIRA NETO, Marçal de. Quantum Mechanics Describes Planetary Orbits.  Journal of Cosmology. Vol. 13, 2011, pp 3866 – 3874. Disponível em <http://journalofcosmology.com/Planets100.html>

Para finalizar, não menos importante, todos meus sinceros agradecimentos ao Sr. Kelson André Venâncio Teixeira, Desenvolvedor de Sistemas, pelo todo cuidado e dedicação na preparação deste site e também pela paciência devido à nossas inúmeras trocas de ideias on line ao longo deste trabalho.